Um primeiro livro a ser citado é o do professor de lingüística e filosofia no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T) Noam Chomsky. O acadêmico é um ativista político e crítico ferrenho da política externa norte americana. O livro “Noam Chomsky – 11 de setembro” reúne várias entrevistas concedidas pelo autor para mídia internacional sendo, em sua maioria, realizadas por e-mail. Todas tem como tema os atentados do 11 de setembro. Chomsky demonstra com dados e fatos como somos manipulados pela força da propaganda a serviço do poder e, ainda, com o relato de suas entrevistas, mostra os reais ressentimentos por trás dos atentados atribuídos a Bin Laden e a falsificação deles, para tornar a invasão americana no Oriente legítima.
Outro livro de grande repercussão que foi lançado também tendo como tema o atentado foi “Farenheit – 11 de setembro”, cujo título também pertence a um documentário. O livro, tão instigante quanto o documentário, permite ao público ver como o diretor destrinchou os fatos em torno da história política de George W. Bush, dos atentados de 11 de setembro e da guerra no Iraque, e como os utilizou em sua narrativa documental.
Além desses, alguns sites oferecem a indicação de livros que ajudam a entender um pouco sobre as raízes e motivações do terrorismo islâmico, a Al Qaeda, os ataques de 11 de Setembro e seus desdobramentos - a "guerra ao terror", liderada por George W. Bush, e a invasão do Iraque pelos EUA. Algumas dessas sugestões podem ser encontradas aqui.
Além dos livros, uma série de filmes também foram lançados com o tema ‘11 de setembro’.
Um dos que possuem mais originalidade é o “11 de setembro”. O longa-metragem foi realizado por 11 diretores de todo o mundo, nele cada um dos diretores conta uma história curta relacionada à data 11/09/01. Produzido pelo francês Alain Brigand, o projeto traz a visão totalmente independente de onze cineastas numa reflexão sobre esse que foi um dos acontecimentos capitais da história do mundo nos últimos tempos.
Outra produção cinematográfica bastante comentada, sobre o mesmo tema, foi o documentário “Farenheit 11 de setembro”, que deu origem também a um livro com mesmo título. Aqui, o diretor Michel Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o ex Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.
Mais um filme produzido foi o “WTC – Por Trás do 11 de Setembro” mostra a vida e o pensamento das principais figuras do ataque. Baseado em pesquisas originais, o filme explora as forças sociais, religiosas e ideológicas que ajudaram a moldar um grupo de estudantes na Alemanha nos terroristas que fizeram o mais terrível ataque na história do mundo.
Entre livros e filmes não são poucas as opções culturais que envolvem a produção literária e cinematográfica cujo tema é a tragédia do 11 de setembro. Basta escolher a abordagem de sua preferência, pois opções não vão faltar.
Por Othacya Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário