Vítimas de tragédias durante a infância, grande parte dos assassinos em série e terroristas sofreram traumas que não foram curados após a maturidade, tornando-se, mais tarde, pessoas de caráter instável e, muitas vezes, perigosas.
Esse foi o caso do peruano Abimael Guzmán Reynoso, filho bastardo de um rico comerciante que por anos não o reconheceu como filho. Com cinco anos de idade, Abimael perdeu sua mãe, e passou a ser criado por alguns parentes. Com o intuito de formar uma guerrilha revolucionária, decidiu visitar a China e durante o curso período de tempo aprendeu a organizar assaltos, emboscadas, fabricar bombas e comandar ações revolucionárias. De volta para casa, Guzmán formou um grupo chamando Sendero Luminoso, que foi aos poucos ganhando espaço através de ataques terroristas ao próprio governo do, então presidente, Fernando Belaúnde Terry. Em setembro de 1992, a prisão de Abimael Guzmán deu fim às atividades dos senderistas.
Por outro lado, a disciplina e rigidez também podem causar sérios efeitos na cabeça de uma criança, como foi com Osama Bin Laden, famoso por comandar os ataques ao Estados Unidos em 2001. Filho do milionário saudita, Mohammed Bin Laden, Osamah conheceu um dos mentores da organização terrorista Al Qaeda na Universidade, enquanto estudava Engenharia. Guarnecido pela sua imensa fortuna, Osamah passou a se dedicar ao treinamento militar para a formação de novos guerrilheiros muçulmanos, injentando grandes quantidades de dinheiro na organização, da qual seria um dia líder.
Famoso pela ousadia dos seus ataques, Carlos Chacal é um dos terroristas mais conhecidos da história venezuelana. Chacal era uma criança calada e de poucos amigos, segundo seus colegas de classe. Obedecendo ao pai, foi estudar engenharia em Moscou e lá formou um grupo revolucionário objetivando acumular a maior quantidade de conhecimento possível para usá-lo na venezuela. Responsável por explodir o banco israelense Hapoalim, Chacal teve que fugir da França e passou a cometer pequenos atentados a jornais, cafés e embaixadas. Foi preso em 1997 e condenado a prisão perpétua.
Por Michelly Pedrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário