terça-feira, 29 de junho de 2010

Zeitgeist, o filme

O termo "zeitgeist" é de origem alemã e significa "espírito de época" ou, ainda, "sinal dos tempos". O filme, produzido em 2007 por Peter Joseph, aborda temas como o Cristianismo (parte um), os ataques do 11 de setembro (parte dois) e o Banco Central dos Estados Unidos da América (parte três).

A primeira parte do documentário, intitulada intitulada "The greatest story ever told", analisa o que o autor considera ser a maior encenação da história da humanidade: a história de um Cristo e as religiões em si.

Já na parte dois, intitulada "All the World's a Stage", o filme sugere que o governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada pelo próprio governo norte-americano. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável pela defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercícios simulados em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões seqüestrados, justamente na mesma área dos reais ataques; mostra dezenas de testemunhas e reportagens que sugerem que as torres ruiram não por causa dos aviões, mas por explosões internas e sabotagens; demonstra as ligações entre a família Bush e a família Bin Laden, parceiros comerciais de longa data, entre outras teorias intrigantes e alarmantes acerca da política mundial atual. Segundo Miguel Reis, este seria um complemento do documentário (já postado aqui) do Loose Change.

Na terceira e última parte, no capítulo denominado "Don't mind the man behind the curtain", o autor faz uma abordagem da dominação mundial por parte dos sistemas bancários impostos sociedades modernas.

Assista aqui ao vídeo on line legendado em português: Google Vídeos

Por Rafaela Gambarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário